Notícias

2016-11-19 14:11:26

Gado criado no Sudoeste impressiona pelo porte, robustez e qualidade genética na Expopato 2016

Raças renomadas e de grande porte estão impressionando não apenas os visitantes, mas também a equipe técnica de avaliadores da Sociedade Rural Pato Branco

Como já é tradição, os bovinos são uma das principais atrações da 17ª Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial – Expopato 2016. Raças renomadas e de grande porte estão impressionando não apenas os visitantes, mas também a equipe técnica de avaliadores da Sociedade Rural Pato Branco, que na sexta-feira, dia 18, julgaram a qualidade genética de 150 animais das raças holandesa, angus, hereford, charolês, caracu e jersey.

Na avaliação, as raças de corte e leite foram separadas por categorias, para observação das características morfológicas de cada animal. O que os avaliadores procuraram encontrar foram animais ideais, praticamente perfeitos, conforme explica o médico veterinário da Sociedade Rural e responsável técnico da Comissão Central Organizadora (CCO) da Expopato 2016, Danilo Amadori de Oliveira.

Para isso, foram consideradas as especificidades de cada raça. “Em um animal de leite, por exemplo, foi avaliado o sistema mamário. Em um de corte, o seu porte, peso, a forma como ele se locomove, se suporta o próprio peso, entre outros critérios”, explica o médico veterinário.

Os três primeiros lugares de cada categoria receberam uma roseta, que simboliza a premiação. Já os dois primeiros colocados, além disso, ganharam faixas e troféus. Esse reconhecimento pela beleza e robustez rende a valorização da produção da propriedade, refletindo na prospecção de mercado, dentro e fora da região Sudoeste do Paraná.

“Os animais premiados são destinados para reprodução, se tornam base para formação e melhoramento genético de um plantel. Isso aumenta e contribui na qualidade da produção, em que esses animais podem ser doadores de embriões, o que agrega valor à propriedade”, destaca Danilo.

Conforme Danilo, não apenas grandes pecuaristas participam da feira, testando a qualidade genética das suas produções, mas a Expopato também conta com rebanhos de pequenos agricultores, que recebem incentivos da Sociedade Rural para participarem da competição, com subsídios de deslocamento, transporte, entre outros.

“Todo produtor, seja um grande pecuarista ou um agricultor familiar, quer melhorar o seu rebanho. A avaliação técnica feita nesse julgamento permite que o produtor reconheça o que pode fazer para melhorar a sua produção”, ressalta.

Para o presidente da Sociedade Rural Pato Branco, Eucir Brocco, a feira é uma vitrine, pois divulga a qualidade da produção local. “Ficou evidente a qualidade genética superior dos animais da região Sudoeste, que se supera a cada edição da feira, especialmente a holandesa. Disponibilizamos uma variedade de raças que, hoje, é difícil encontrar em feiras do gênero”, avalia. O desfile dos animais campeões aconteceu neste domingo, dia 20, às 10h, na Sociedade Rural Pato Branco.

Realização

A Expopato 2016 segue até este domingo, 20 de novembro, no Parque de Exposições de Pato Branco. A feira é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, juntamente com o Sindicomércio, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB) e Sociedade Rural. A feira conta com patrocínio da Copel, Sanepar, Diário do Sudoeste, TV Sudoeste, Itaipu Binacional, AmperNet e Rádio Itapuã. São apoiadores a Câmara Municipal de Pato Branco, Sicoob, Banco do Brasil e o Governo Federal.

Fique conectado com a feira através das redes sociais

No espaço da Indústria e Comércio estarão algumas das principais empresas de Pato Branco e de outras regiões.

Fique conectado com a feira através das redes sociais