Notícias

2016-11-18 20:11:06

Alunos da Rede Municipal visitam Show Ambiental da Expopato 2016

Na tarde de sexta-feira, dia 18, cerca de 1.700 alunos visitaram as trilhas do Show Ambiental

Nesta sexta-feira, dia 18, foi a vez dos alunos da Rede Municipal de Educação visitarem o Show Ambiental da 17ª Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Pato Branco - Expopato 2016, que segue até o domingo, dia 20. O Show Ambiental é promovido pelo Município de Pato Branco, através da Secretaria de Meio Ambiente e, neste ano, tem como tema a geração e o uso sustentável de energia.

Na ocasião, cerca de 1.700 alunos de escolas municipais de Pato Branco e do Colégio Integral visitaram a área, que possui aproximadamente 6 mil metros quadrados. No passeio, as crianças aprenderam um pouco mais sobre o respeito ao meio ambiente, tudo em meio a muitas árvores, flores e água corrente, propiciando um maior contato com a natureza.

A trilha de 80 metros apresenta aos visitantes 30 cenários que pretendem despertar a percepção sobre a importância da geração e do uso racional de energia, nas suas diversas formas. Para tanto, são demonstradas diferentes alternativas, riscos ambientais, bem como o histórico e as inovações tecnológicas para a eficiência e economia.

A professora Rosemari Tatto, da Escola Municipal Lions Clube, acompanhou os alunos do primeiro e segundo anos e aprovou o Show Ambiental. “Achei excelente. As crianças aprenderam sobre ciências, história, geografia, entre outras disciplinas, em um local diferenciado da sala de aula. É interessante até para nós, professores, pois podemos melhorar nossa didática em sala aula, com novas formas de apresentar o conteúdo”, ressaltou.

Para Gabriel Oldoni Rodrigues, 08 anos, aluno do 2º ano da Escola Municipal Lions Clube, a tarde no Show Ambiental serviu para se divertir e aprender. “Achei tudo muito legal, a trilha e as coisas que aprendemos sobre energia, num passeio diferente com toda a turma”, contou.

A aluna do 4º ano da Escola Integral Gabriela Biezus Giasson, 09 anos, gostou de participar da trilha. “Aprendemos sobre muitas coisas relacionadas à energia, como por exemplo, que as lâmpadas de led, além de iluminar mais, são muito econômicas. Adorei poder sair da sala de aula e aprender de um jeito diferente”, disse.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, evidenciou a importância de momentos assim para a formação das crianças. “Estamos abordando uma questão atual, que é a geração de energia, e precisamos despertar esses alunos para uma mudança de consciência. Com a visitação, eles podem perceber mais claramente o quanto as ações do homem impactam no meio ambiente, tanto para o mal quanto para o bem”, explicou.

O Show Ambiental conta, ainda, com a parceria do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Sanepar, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Pato Branco e Patoeste. O projeto é desenvolvido desde 2006, como parte da programação da Expopato, visando trabalhar a educação ambiental ao público visitante e aos estudantes.

Realização

A Expopato 2016 segue até domingo, 20 de novembro, no Parque de Exposições de Pato Branco. A feira é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, juntamente com o Sindicomércio, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB) e Sociedade Rural. A feira conta com patrocínio da Copel, Sanepar, Diário do Sudoeste, TV Sudoeste, Itaipu Binacional, AmperNet e Rádio Itapuã. São apoiadores a Câmara Municipal de Pato Branco, Sicoob, Banco do Brasil e o Governo Federal.

Fique conectado com a feira através das redes sociais

No espaço da Indústria e Comércio estarão algumas das principais empresas de Pato Branco e de outras regiões.

Fique conectado com a feira através das redes sociais