Notícias

2016-11-16 22:11:07

Agricultura familiar e microempresários encontram oportunidade de negócios na Expopato 2016

Espaço reúne produtos e serviços da agricultura familiar, de microempreendedores individuais (MEIs) e de artesãos, que têm a oportunidade de divulgar suas atividades aos visitantes da feira

A 17ª Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Pato Branco – Expopato 2016 tem um espaço que reúne produtos e serviços da agricultura familiar, de microempreendedores individuais (MEIs) e de artesãos, que têm a oportunidade de divulgar suas atividades aos visitantes da feira, que atrai moradores da cidade e região. São cerca de 30 estandes situados no pavilhão que reúne artesanatos, opções de panificação, embutidos, sucos, vinhos, produtos de limpeza, móveis rústicos, chocolates, orquídeas, confecção, entre outros.

Quem visitar o espaço encontrará uma mostra de negócios que iniciaram em casa ou que são realizados em família. É o caso de Bruna Fátima Bernardi, moradora da comunidade de Passo da Ilha, que faz e comercializa pães, bolachas, grostolis e cucas no Mercado do Produtor. Ela viu na Expopato a oportunidade de divulgar o seu trabalho. “Muitas pessoas estão conhecendo o nosso produto e dizendo que vão buscar na feira do produtor, então é um jeito de mostrar o que fazemos, espero que tenhamos esse retorno futuro. A cada dia, o público aqui na feira aumenta mais”, destacou.

A chefe de Divisão da Agricultura Familiar da Secretaria Municipal de Agricultura, Vanessa Casiraghi Zanon, conta que além de agroindústrias, o espaço está recebendo alunas do projeto Flor do Campo, que podem mostrar o que aprenderam e ainda comercializar suas peças de artesanato ou produtos alimentícios. “Está sendo uma ótima oportunidade para apresentar à comunidade o que o município tem de bom a oferecer. Estamos com preços acessíveis, em que os visitantes podem, num único local, tomar um suco natural, comprar algo para degustar em casa e ainda sair com uma linda peça de artesanato”, disse.

Além disso, as opções mostram negócios criativos, como a pequena empresa de Jiovann Jose Pelentir, que atende necessidades importantes do dia a dia doméstico, como pequenos reparos, fretes, montagem de móveis, instalação de telas de proteção, entre outras utilidades. “Esta é a primeira vez que estou na Expopato. Está sendo muito bom pela grande quantidade de visitantes, já divulguei o meu trabalho para muitas pessoas. Inclusive, terei que aumentar meu estoque”, contou.

Segundo a coordenadora da Sala do Empreendedor da Prefeitura de Pato Branco, Rosiclei Caldato Dalagnol, a participação na Expopato é uma experiência positiva, assim como aconteceu nas duas edições da Feira dos MEIs, realizada pelo Município e voltada aos microempreendedores individuais. “A visibilidade dos negócios está sendo ampliada e assegurada, em virtude do grande fluxo de visitantes da Expopato. Vendas estão sendo consolidadas, além da prospecção futura. As empresas passam a ter uma visão de expansão dos seus negócios, fortalecendo a economia local”, pontuou.

O espaço na Expopato 2016 foi organizado pela Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria de Agricultura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Departamento Municipal de Cultura. Participam também a Associação de Mulheres Agricultoras, Associação de Artesãos de Pato Branco, União das Associações de Moradores de Bairros e a Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP).

Realização

A Expopato 2016 segue até 20 de novembro, no Parque de Exposições de Pato Branco. A feira é promovida pela Prefeitura de Pato Branco, juntamente com o Sindicomércio, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB) e Sociedade Rural. A feira conta com patrocínio da Copel, Sanepar, Diário do Sudoeste, TV Sudoeste, Itaipu Binacional, AmperNet e Rádio Itapuã. São apoiadores a Câmara Municipal de Pato Branco, Sicoob, Banco do Brasil e o Governo Federal.

Fique conectado com a feira através das redes sociais

No espaço da Indústria e Comércio estarão algumas das principais empresas de Pato Branco e de outras regiões.

Fique conectado com a feira através das redes sociais